Paris. Uma equipe de cientistas franceses e suíços publicou ontem 20/06/2011, um estudo que sugere que o movimento de vai e vem de uma rede melhora a qualidade do sono e ajuda as pessoas a dormirem mais rapidamente.
O estudo incluiu 12 voluntários do sexo masculino que aceitaram tentar tirar uma soneca tanto em uma cama normal quanto em uma rede, enquanto seus movimentos cerebrais, oculares e musculares eram monitorados por aparelhos.
Segundo os cientistas as mulheres foram excluídas do estudo, uma vez que o ciclo menstrual pode afetar a monitoração do eletroencefalograma (EEG).
O estudo mostrou que os indivíduos dormiram mais rapidamente em uma rede do que na cama e o cochilo de 45 minutos foi ainda mais profundo do que na cama, destacou o estudo publicado no periódico científico Current Biology.
"Observamos uma transição ao sono mais rápida em cada um dos indivíduos que estavam no modo
'rede', um resultado que sustenta a noção intuitiva de que o sono é facilitado quando associado a este procedimento”, disse Michel Muhlethaler, da Universidade de Genebra.
Os pesquisadores esperam examinar, ainda, se o efeito de balançar é similar em períodos mais prolongados de sono, e averiguar se pode ser utilizado para ajudar pessoas que sofrem de insônia.
Fonte: Diário do Nordeste de 21/06/11.