Você sabe quais os passos para se fabricar uma rede artesanalmente ?
Não! Então veja aqui o passo a passo da cadeia produtiva das redes de dormir.
Paciência e habilidade marcam essa atividade. São raros os cursos ou escolas que ensinem a arte de tecer redes manualmente, a técnica é repassada quase sempre de pai para filho.
O Processo completo da fabricação de uma rede artesanal é composto de pelo menos sete etapas principais e passa pelas mãos de no mínimo sete artesãos.
1º URDIMENTO: Esse passo inicial consiste na preparação do fio de algodão, matéria prima da rede, para ir ao tear, ferramenta utilizada na tecelagem. Aqui ocorre a retirada do fio dos tubos transformando-o em "tranças de fio" (ver vídeo nº 2 de cima p/baixo). A quantidade de tranças de fio que compõe um rolo chamamos de camada. (ver vídeo nº1 de cima p/baixo).
2º RASTELAMENTO: Processo que consiste na colocação das tranças de fio no rolo, para em seguida irem ao tear . (ver vídeo nº 3 de cima p/baixo).
3º EMENDA: Ligamento entre os fios do rolo anterior que finalizou, com a nova camada de fio/rolo que está sendo colocado no tear . Esse processo se dá através de uma média de 1300 nós, dados 01 a 01 manualmente. Cada rolo ou camada de fio produz uma quantidade X de panos de rede dependendo do tamanho da urdideira do fabricante. A cada rolo, ou camada, finalizada, 01 por semana, esse processo se repete novamente. Obs: não existe uma máquina ou ferramenta que possa substituir e técnica manual da emenda.(ver vídeo nº4 de cima p/baixo). 4º TECELAGEM: Após a emenda dos fios dá-se início a tecelagem que consiste no ato de tecer. O tear, ferramenta utilizada na confecção dos tecidos é onde ocorre o entrelaçamento ordenado de dois conjuntos de fio. O da urdidura, que são os fios dispostos no sentido longitudinal, do comprimento, com o da trama, os fios dispostos no sentido transversal, da largura do tear. Daí surge a malha, a qual chamamos de tecido.(ver vídeo nº5 de cima p/baixo)
5º CONFECÇÃO DAS CABEÇEIRAS: Acabamento feito nas extremidades do pano da rede p/ receber os punhos. Há diversos tipos de acabamento tais como: tranças, bainha, malha ou grade com mamucabas, e outros.
6º EMPUNHAMENTO: Ato de colocar os punhos nas cabeceiras das redes. São eles que mantém as redes suspensas nos armadores, ou ganchos. Obs: Assim como na etapa da emenda, aqui também não existe máquina ou ferramenta capaz de substituir a técnica manual de empunhar. (var vídeo nº7 de cima p/baixo).
7º CONFECÇÃO DE VARANDAS : Varandas são franjas adaptadas nas laterais das redes. Elas constituem um ornamento e geralmente são confeccionadas em crochet ou macramê. Não existe uma função utilitária para as varandas, ou seja, são meramente estéticas.
Além destes 07 principais passos para se fazer uma rede de dormir, há ainda 03 passos secundários. Eles são os seguintes.
1º ESPULA: Processo de enchimento das espulas com fio para em seguida serem colocadas nas lançadeiras. Elas são responsáveis pela trama os tecidos.
2º TINGIMENTO ou ALVEJAMENTO: Caso o fabricante tenha um tingimento próprio p/ colorir ou branquear os fios para confecção de suas redes.
3º COSTURAS e BORDADOS: Pode ser manual ou a máquina, utilizada para pregamento de varandas, arremates ou confeccção de bordados em geral.
O que é:
Rolo: Peça de madeira em forma de carretel gigante posicionada na parte dianteira do tear onde as tranças de fio ficam acondicionadas. São eles que suprem o tear e abastecem o tecelão com a matéria prima para a tecelagem dos panos de rede.
Trança de fio: É este emaranhado de fios que está sendo retirado da urdideira(ver vídeo nº2)
Lançadeira e espula: No vídeo nº6, aparece a imagem do tecelão colocando a espula dentro da lançadeira, para então, começar a tecer.
Segue abaixo vídeos ilustrativos da Fábrica de Redes Vitória.
O blog "Redes Vitória" é além de um hobby, também uma ferramenta para a profissão, onde posso compartilhar meu trabalho e minhas experiências com você. É um espaço no qual escrevo de maneira descompromissada e revelo um pouco da minha própria personalidade. É um exercício, que só existe porque sou um apaixonado pelo universo das redes de descanso e seus derivados.
FÁBRICA DE REDES VITÓRIA. Rua Marechal Deodoro, 677, bairro: Benfica, Fortaleza-CE, Cep:60.020-061. Contatos:(85)3223-4203 / (85)9987-6084 Site: www.redesvitoria.com.br. e-mail: redesvitoria@redesvitoria.com.br
Vocês sabem como fazer a parte entre a rede e os punhos ?
ResponderExcluirNão
ExcluirE muito bom saber como se faz. Vc agrega mais.valores a peca.
ExcluirAcho que tudo tem que mostrar como faz.quem ve, nao tem nocao de como e feito.