Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral, capitão-mor da expedição. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal.
No dia 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome Brasil.
O evento do descobrimento do Brasil coincide com a descoberta da rede de dormir, que tem "Pero Vaz de Caminha" como seu padrinho, segundo Câmara Cascudo, em seu livro "Rede de dormir".
Com data de nascimento historicamente imprecisa, a rede de dormir já era manufaturada pelos nossos índios quando os portugueses aqui aportaram. Sua descoberta foi registrada e relatada a D. João VI, por Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota portuguesa, que descrevia em suas cartas ao então rei de Portugal, os hábitos e costumes das comunidades tupiniquins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário