FÁBRICA DE REDES VITÓRIA. Rua Marechal Deodoro, 677, bairro: Benfica, Fortaleza-CE, Cep:60.020-061. Contatos:(85)3223-4203 / (85)9987-6084 Site: www.redesvitoria.com.br. e-mail: redesvitoria@redesvitoria.com.br

06 agosto, 2011

A rede nas artes plásticas XI.

O olhar de Rugendas sobre a rede.
Johann Moritz Rugendas, pintor alemão de cenas brasileiras, chegou ao Brasil em 1821 como membro da expedição científica do naturalista russo < barão de Langsdorff >. Rugendas abandona a expedição em 1824, mas continua sozinho o registro de impressões, costumes e aspectos da fauna e flora brasileiras.

Durante sua estada no país <1821-1835> coletou e documentou material para pinturas e desenhos. De volta à Europa, o artista reuniu cem de seus trabalhos com temática predominantemente paisagística e de representação de cenas do cotidiano brasileiro e publicou-os sob o título, Voyage Pittoresque dans le Brésil  em 1835.

Nota: Depois que regressaram aos seus países de origem, vários artistas que passaram por aqui, adotaram o Brasil como tema recorrente em suas composições.
Rugendas foi um deles.
Abaixo, Rugendas revela o lado bonito da vida.
Donzelas descansando nas redes em “La siesta” , 1850.

 Com a postagem de hoje encerramos mais uma etapa da nossa série, “A rede nas artes plásticas” que desta vez, teve como objetivo resgatar a imagem da rede documentada por mestres da pintura nos primeiros séculos do Brasil.
Ainda tenho comigo vários outros registros, mas deixarei para um segundo momento, quando daremos continuidade a nossa série divulgando a imagem da rede no campo das artes visuais.

*Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário