FÁBRICA DE REDES VITÓRIA. Rua Marechal Deodoro, 677, bairro: Benfica, Fortaleza-CE, Cep:60.020-061. Contatos:(85)3223-4203 / (85)9987-6084 Site: www.redesvitoria.com.br. e-mail: redesvitoria@redesvitoria.com.br

14 junho, 2011

Memórias do Brasil nas artes visuais.

Terra Brasilis, Atlas Miller,  1523 – 1525 / Mapas Históricos Brasileiros.
Nas próximas semanas vamos embarcar numa viagem ao passado e resgatar obras de artistas do sec. XVII e XIX que retrataram a rede de descanso nos tempos da sociedade colonial e pós colonial brasileira.
Nessa época, várias missões estrangeiras chegaram ao Brasil trazendo consigo artistas de diversos países europeus para registrar as paisagens, os hábitos e costumes dos povos que habitavam o chamado < novo mundo> descoberto por Cabral em 22 de abril de 1500.
Muitos registros datam da época das invasões estrangeiras e também da época em que a corte portuguesa, fugindo de Napoleão Bonaparte, se estabeleceu no Brasil por alguns anos. Nas caravelas portuguesas foram transportadas além da realeza, boa parte da nobreza, artistas e intelectuais que seriam responsáveis por uma nova era da “Terra Brasilis”.
Desde então, o Brasil nunca mais foi o mesmo.
*Serão exibidas somente obras relacionadas às redes de descanso, foco das nossas postagens.
*A sequência das postagens obedecerá à ordem de chegada dos artistas ao país.
*Estas postagens estão correlacionadas a série < A rede nas artes plásticas II, III e IV > de novembro de 2010.
Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário