FÁBRICA DE REDES VITÓRIA. Rua Marechal Deodoro, 677, bairro: Benfica, Fortaleza-CE, Cep:60.020-061. Contatos:(85)3223-4203 / (85)9987-6084 Site: www.redesvitoria.com.br. e-mail: redesvitoria@redesvitoria.com.br

17 junho, 2011

A rede nas artes plásticas VII.

A rede no sec. XVII, por Albert Eckhout.
Albert van den Eckhout é um dos autores de pinturas do Brasil holandês. Chegou ao Nordeste do Brasil junto com Frans Post, o primeiro pintor da paisagem brasileira, em 1637 na comitiva do príncipe Maurício de Nassau onde permaneceu até 1644.
Sua missão como pintor era registrar a paisagem brasileira durante a invasão holandesa e  muitas de suas pinturas ajudaram a Europa a ter uma idéia do chamado < Novo Mundo >.
Em terras da Nova Holanda retratou os habitantes, a fauna e a flora com riqueza de detalhes. O rei da França Luiz XIV recebeu uma coleção de pinturas que foi usada para fazer tapeçarias, as chamadas < Tapeçarias das Índias > da < manufatura francesa Gobelins >.
Elas tornaram-se tão conhecidas que de tão copiadas os cartões originais que serviram de matrizes se estragaram e Alexandre-François Desportes, foi contratado para executar uma nova série.
Hoje, a quase totalidade das obras que Eckhout pintou no nordeste do Brasil, no período do ataque holandês, pode ser vista no Museu Nacional de Copenhagen.

"A Negra carregada numa rede  /  La Négresse portée dans un hamac"

Acima, uma réplica da tapeçaria que o príncipe Maurício de Nassau presenteou o rei Luís XIV para dar um toque tropical ao Palácio de Versailles. A peça mostra cena de rua no Recife antigo copiada do cartão pintado por mestre Albert Eckhout nos cálidos trópicos pernambucanos.
*Um pedacinho do Brasil representado pelas redes.
* Continuaremos na próxima semana com Guillobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário